JUNTAR O ÚTIL AO SUSTENTÁVEL

Uma casa construída a partir de contentores que deram a volta ao mundo em navios? Isso mesmo, uma casa nova que já viajou mais do que a sua família toda junta.

Viver assim implica olhar de uma forma inovadora para a arquitectura, para a construção, para a reciclagem, para a eficiência energética e, claro, para a própria forma de vida.

As construções sustentáveis e modulares da OCTObuilding são desenvolvidas segundo o perfil de cada morador, com total respeito pelo conforto, ergonomia, eficiência energética e controlo de custos.

Todos os detalhes contam, desde a escolha e utilização racional dos materiais, à combinação única entre engenharia, arquitectura, sustentabilidade e design, garantindo assim soluções versáteis, de implementação rápida e, porque não dizê-lo, com uma estética surpreendente.

OCTOBUILDING EM PORMENOR

As construções OCTObuilding têm por base a reutilização de contentores de carga marítimos em fim de vida útil, posteriormente submetidos a várias transformações inovadoras que privilegiam a sustentabilidade e a racionalização de recursos.

Neste sentido, os projectos OCTObuilding implicam diversas combinações modulares versáteis, revestimentos interiores e exteriores, isolamento térmico e acústico, sistema retardador de fogo, iluminação, domótica, captação de águas residuais, produção de energia eléctrica e aquecimento de águas sanitárias, entre outros.

A versatilidade OCTObuilding permite criar habitações, escritórios, hotéis, escolas, abrigos e unidades industriais, entre outros espaços específicos. Todos os projectos são “chave na mão”, sempre com uma poupança significativa de tempo e investimento, em comparação com os métodos tradicionais de construção.

Por todas as razões e pelas próximas gerações, optar pela OCTObuilding é dar o passo certo, até amanhã.

DE CONTENTOR A ESPAÇO DE SONHO EM 8 PASSOS

1- O TERRENO

Os contentores da OCTObuilding adaptam-se a terrenos das mais variadas naturezas, incluindo areia ou argila. A inclinação máxima aconselhada é de 30%, desde que sejam garantidas condições de acesso, estabilidade e segurança. Devem privilegiar-se locais que permitam futuras expansões e adaptações, para tirar real partido da modularidade e dinâmica das construções OCTObuilding.

2 - A TIPOLOGIA DO ESPAÇO

O próximo passo é desenhar o espaço que melhor se adequa às suas necessidades. Pode optar por soluções Home, Business ou Industry, previamente desenvolvidas pela OCTObuilding; ou por uma solução Custom, com um projecto totalmente personalizado que inclui a arquitectura, vários pormenores decorativos, acabamentos, revestimentos e isolamentos, soluções energéticas e domótica. Tudo desenhado de raiz.

3 - A LICENÇA DE CONSTRUÇÃO

Todas as soluções OCTObuilding cumprem a legislação vigente. Dado que a implantação de uma construção OCTObuilding não implica movimentação de terras, trabalhos de construção civil ou ligação a infra-estruturas públicas, o processo de licenciamento é bastante mais rápido e simplificado. A OCTObuilding providencia todo o acompanhamento e documentos com vista ao licenciamento camarário.

4 - A ENCOMENDA DOS CONTENTORES

A construção com base em contentores recorre a unidades recuperadas e adquiridas a empresas e centros logísticos de distribuição, após terem ultrapassado o seu tempo de vida útil. A sua compra, transporte e higienização fica a cargo da OCTObuilding, e está incluída no preço final.

5 – A HIGIENIZAÇÃO

Tendo em conta que os contentores, ao longo da sua vida útil, podem ter transportado uma grande variedade de bens e conteúdos, a OCTObuilding procede à sua limpeza e desinfecção química, libertando-os de toda a sujidade ou eventuais elementos tóxicos das suas vidas passadas.

6 - A PRÉ-CONSTRUÇÃO

Na unidade fabril da OCTObuilding, a estrutura e as superfícies são cuidadosamente adaptadas a cada projecto. Esta concertação acontece respeitando a tipologia e os pormenores construtivos sob a supervisão atenta da equipa técnica constituída por engenheiros e arquitectos. Dos cortes nascem vãos de portas e janelas. Tratamentos isolantes de alta estanquicidade e elasticidade são aplicados, de modo a preparar a construção para as amplitudes térmicas, e criar uma barreira de vapor. É também nesta fase que são criadas as infra-estruturas e principais redes de energia, hidráulica e saneamento, bem como a montagem dos revestimentos interiores e do mobiliário.

7 - A ADAPTAÇÃO ÀS FUNDAÇÕES

Os contentores são transportados da unidade fabril até à sua área de implementação, onde são colocados e ajustados às fundações previamente preparadas. Consoante a dimensão da construção, poderão ser utilizados elementos metálicos ou de madeira, para reforçar as estruturas principais, ou criar extensões de pavimentos ou coberturas exteriores. Quando se utilizam vários contentores, recorre-se à fixação dos cantos para que se ajustem às bases de assentamento na perfeição e assegurem um conjunto robusto e estável. O processo de posicionar os contentores é tão rápido que é possível acontecer num só dia.

8 - A CONSTRUÇÃO NO LOCAL

Na fase final instalam-se os vãos de porta, os envidraçados, os revestimentos e acabamentos exteriores e interiores. São também instalados os sanitários, divisórias, luminárias, electrodomésticos e módulos de arrumação. No que diz respeito às infra-estruturas, são finalizadas as redes de energia, hidráulica e saneamento, e, de acordo com a tipologia escolhida, são instalados os painéis solares fotovoltaicos, os painéis solares térmicos, o sistema de captação e tratamento de água, e a estação de tratamento de águas residuais.