Várias respostas a dúvidas existenciais. Porquê OCTObuilding? Porque não?

FALEM-ME DA SUSTENTABILIDADE DO CONCEITO OCTOBUILDING.

A OCTObuilding está assente em princípios sólidos no que toca à sustentabilidade ambiental, social e económica, com um forte enfoque na escolha de materiais ecológicos, reciclados e recicláveis, e na dotação de infra-estruturas e sua gestão centralizada e optimizada, assente na automação e domótica, visando a eficiência energética e a racionalização de energia e recursos.

O cumprimento de premissas fundamentais de responsabilidade social, ambiental e técnica, levou a OCTObuilding a ser reconhecida e premiada (até à data) 5 vezes em termos internacionais, e encontra-se aliada a importantes organismos, agências e parceiros que respiram sustentabilidade.

FAZEM CASAS PRÉ-FABRICADAS?

Não, fazemos casas pré-pensadas que dão nova vida a contentores marítimos. Para simplificar, a OCTObuilding, apresenta quatro versões de soluções: as soluções tipificadas Home, Business e Industry; e Custom, para quem quer tudo de raiz.

SERÁ BOA IDEIA HABITAR UM ESPAÇO FEITO DE FERRO?

Não se preocupe com a vista para o passado marítimo ou para um futuro com o calor. uma membrana impermeabilizante, que aliada ao isolamento térmico e acústico, minimiza as amplitudes térmicas entre interior e exterior e dá-lhe o conforto que você merece.

APOSTO QUE O LICENCIAMENTO DEVE SER UMA COMPLICAÇÃO.

Pelo contrário. As soluções OCTObuilding cumprem os regulamentos e a legislação em vigor, inclusive de uma forma mais rápida que uma construção tradicional. Todo o licenciamento camarário é acompanhado, desde o projecto de arquitectura até às especialidades (incluindo os projectos de térmica e acústica).

PODE-SE PAGAR EM SUAVES PRESTAÇÕES MENSAIS?

A OCTObuilding desenvolveu duas modalidades de financiamento. Finance é um crédito destinado a construções até ao montante máximo de 50.000 €, sendo o prazo máximo de pagamento de 84 meses (7 anos). Sendo de taxas fixas, a OCTObuilding proporciona taxas competitivas para que os seus clientes obtenham um financiamento rápido, transparente e acessível. Habita é um crédito que se aplica a construções que forem sujeitas a processo de licenciamento camarário e, por inerência, convertidas em bens imóveis. Neste caso o prazo pode ir até aos 25 anos e as taxas de juro serão semelhantes às praticadas pelos Bancos comerciais nos créditos à habitação.

OK, MAS QUÃO MAIS RÁPIDOS SÃO OS TEMPOS DE CONSTRUÇÃO?

As construções OCTObuilding requerem mais tempo e recursos na fase de planeamento, projecto e pré-construção, e menos na fase de construção.

Deste modo, na sequência de adjudicação firme, a OCTObuilding desenvolve de imediato os estudos prévios e o projecto, ao mesmo tempo que dá início ao processo burocrático e de preparação das “peças” arquitectónicas e especialidades.

O tempo de construção varia de acordo com a gama e dimensão pretendidas, onde o prazo pode variar entre os 30 e os 90 dias, após o pré-fabrico e aprovisionamento de partes integrantes de cada solução. Genericamente, a construção OCTObuilding é 3 vezes mais rápida do que uma construção convencional.

O QUE ESTÁ E NÃO ESTÁ INCLUÍDO NO PREÇO? HÁ LETRINHAS PEQUENINAS?

É tudo às claras. Os preços OCTObuilding dependem directamente da solução e gama pretendida, nomeadamente do tipo de revestimentos e acabamentos, bem como das infra-estruturas e sua gestão (domótica). Adoptando o princípio “chave-na-mão”, todas as soluções contemplam o projecto, as peças com vista ao Licenciamento, a Construção e respectiva Fiscalização, nomeadamente:

- Elementos estruturais e envolventes;

- Isolamentos, revestimentos e acabamentos;

- Bases e fundações de assentamento;

- Móveis de cozinha e electrodomésticos;

- Sanitários das casas-de-banho;

- Módulos de arrumação;

- Todas as redes (eléctrica, hidráulica, saneamento);

- Produção local de energia (eléctrica e térmica);

- Domótica;

- Transporte da unidade fabril para qualquer ponto de Portugal continental;

- Grua para montagem no local definitivo;

- Trabalhos de apoio, montagem e acabamentos;

- Projectos e peças para Licenciamento.

Não se encontram incluídos:

- Terreno e eventuais encargos;

- Sondagens e levantamento topográfico;

- Mobiliário e infra-estruturas não referidas em cima;

- Taxas e licenças;

- IVA;

- Letrinhas pequeninas.

ONDE É QUE POSSO VISITAR UMA CONSTRUÇÃO OCTOBUILDING?

Na unidade fabril da OCTObuilding, na Rua Estrada Nacional Nº 205, freguesia de Fonte Boa e Rio Tinto, concelho de Esposende, Distrito de Braga.

DE ONDE VÊM AS CONSTRUÇÕES? DO FUNDO DO MAR?

Não propriamente. A transformação dos contentores reciclados - recuperados junto de empresas, Associações de empresas e centros logísticos - a sua higienização e o seu pré-fabrico, acontece integralmente em Portugal, na unidade fabril da OCTObuilding, na Rua Estrada Nacional Nº 205, freguesia de Fonte Boa e Rio Tinto, concelho de Esposende, Distrito de Braga. Faça-nos uma visita.

É POSSÍVEL FAZER ADAPTAÇÕES ÀS SOLUÇÕES TIPIFICADAS E PRÉ-PENSADAS?

Sim. As soluções Custom existem para esses casos. O ponto de partida podem ser as soluções Home, Business ou Industry, que no final irão resultar num espaço completamente personalizado

TENHO UM PROJECTO DE ARQUITECTURA QUE GOSTAVA DE CONSTRUIR SEGUNDO O CONCEITO OCTOBUILDING. É POSSÍVEL?

Aceitamos de bom grado o desafio e esperamos ganhar um Pritzker em conjunto. O conceito OCTObuilding assegura uma alta modularidade e dinâmica criativa, portanto é possível adequar a maioria dos projectos já existentes adoptando uma solução Custom. No entanto, a modularidade inerente oferece atributos e funcionalidades muito próprios. O ideal é elaborar um estudo preliminar, sem qualquer compromisso, para garantir a real viabilidade do projecto.

QUANTAS VIDAS DURA UMA CONSTRUÇÃO OCTOBUILDING?

Pela pergunta, deve ter gatos, certo? As construções OCTObuilding apresentam uma durabilidade idêntica à de uma construção convencional, porém, com menores custos e complexidade de manutenção.

O tempo de vida útil de um contentor, servindo o propósito para o qual foi inicialmente concebido, é de aproximadamente 18 anos. Após este período o contentor pode ser reciclado (sem ir fazer companhia aos peixinhos) para cumprir outra função: criar espaços.

Os materiais de revestimento e acabamento, sendo ecológicos, reciclados e recicláveis, em teoria, podem durar entre sete vidas e uma longevidade infinita.

FALEM-ME DA RESISTÊNCIA DAS CONSTRUÇÕES FACE A TEMPESTADES, AO FOGO, AOS SISMOS E A INVASÕES EXTRATERRESTRES.

Uma vez que as construções OCTObuilding assentam em contentores metálicos que têm um elevado índice de protecção contra sólidos e líquidos, após pequenas intervenções de reparação e a aplicação integral de uma membrana de impermeabilização, a estanquicidade fica garantida.

Em termos de resposta ao fogo, os contentores são compostos de material ignífugo ou com elevada resistência ao fogo, ficando assim assegurado o necessário índice de protecção ao fogo da construção no seu todo.

Os elementos estruturais e envolventes possuem uma elevada ductilidade e flexibilidade, aliada ao reduzido peso total das construções OCTObuilding, o que se traduz numa reduzida inércia de movimento, vantajosa em caso de sismo.

Os sócios-fundadores da OCTO adoram pensar no futuro mas lamentam informar que os testes de resistência a eventuais ataques alienígenas foram inconclusivos.