Várias respostas a dúvidas existenciais. Porquê OCTOplanning? Porque não?

QUERO CONSTRUIR UM ESPAÇO SUSTENTÁVEL. O QUE PODE A OCTOPLANNING FAZER POR MIM?

A OCTOplanning desenvolve estudos e projectos na área de construção de espaços, com profundas preocupações e responsabilidade ambiental, não descorando os importantes aspectos económicos. Existem diversas soluções tipificadas – Home, Business e Industry – porém, o cliente pode ter um espaço “feito à medida”, optando por uma solução Custom, 100 % personalizável.

JÁ TENHO UMA IDEIA DO QUE QUERO. COMO CHEGAR À SOLUÇÃO FINAL?

Em conjunto com o cliente, a OCTOplanning encontra as necessidades e vontades que o cliente quer ver materializadas na sua nova construção. Seja adoptando uma OCTObuilding, ou recorrendo a um outro tipo de construção ou solução, a OCTOplanning dá todo o suporte técnico e consultoria.

O QUE ESTÁ INCLUÍDO?

A OCTOplanning desenvolve todas as peças escritas e desenhadas necessárias ao licenciamento, planeamento e execução da obra, incluindo os projectos de Arquitectura, especialidades, e instalações técnicas especiais. Não tem de se preocupar em contratar mais profissionais, pois a OCTOplanning assegura-lhe um trabalho completo.

QUANTO CUSTA UM ESTUDO OU PROJECTO?

O cálculo dos honorários é efectuado com base na estimativa do custo de obra, sem ter em conta o eventual custo de aquisição do terreno e demais encargos não elegíveis. Engloba as diversas valências e áreas integrantes em cada projecto, e depende da sua complexidade, dimensão e inovação.

NÃO TENHO DE PAGAR TUDO DE UMA VEZ, POIS NÃO?

Não. O pagamento dos honorários de projecto acompanha a sua execução, de acordo com Autos que formalizam o seu andamento. As fases de projecto e as percentagens consideradas são as seguintes:
 

 

Fases do Projeto

NOTA 1: Os honorários serão estabelecidos, regra geral, em percentagem do custo estimado da obra, não contabilizando o eventual custo de aquisição de terreno ou outros encargos não elegíveis.

NOTA 2: Se o dono da obra vier a prescindir da apresentação de qualquer fase intermédia do projecto, a prestação correspondente à fase dispensada não deixará de ser considerada, fazendo-se o respectivo pagamento conjuntamente com a da fase seguinte, por obrigação legal e de cumprimento da actividade profissional da equipa da OCTOplanning.

Tranche
1

Programa Preliminar

Consoante a obra a projectar, contém: objectivos da obra; características gerais que procura satisfazer; dados sobre a localização do empreendimento; elementos topográficos e cartográficos a escalas convenientes; dados básicos, relativos às exigências de comportamento, funcionamento, exploração e conservação da obra; limites de custo e, eventualmente, indicações relativas ao financiamento do empreendimento; indicação geral dos prazos para a elaboração do projecto e para a execução da obra.

20%
2

Programa Base

1. O programa base será apresentado de forma a proporcionar ao dono da obra a compreensão clara das soluções propostas pelo autor do projecto, de acordo com as condições expressas no programa preliminar.

2. No caso de o contrato não especificar outras condições, entende-se que o programa Base a apresentar à aprovação do dono da obra deverá incluir os seguintes elementos:

a) Esquema da obra ou da sequência das diversas operações a realizar;
b) Definição dos critérios gerais de dimensionamento das diferentes partes constitutivas da obra;
c) Indicação dos condicionamentos principais relativos à ocupação do terreno (áreas de ocupação, características topográficas, climáticas, e outras), e às exigências urbanísticas (infra-estruturas, servidões, aspectos paisagísticos, etc.);
d) Peças escritas e desenhadas, necessárias para o perfeito esclarecimento do programa base, no todo ou em qualquer das suas partes, incluindo as que porventura se justifiquem para definir, de forma expressiva, as alternativas de solução propostas pelo autor do projecto, e comprovar a sua viabilidade, em função das condições de espaço, de carácter tecnológico, de custos, de financiamento e de prazos;
e) Estimativa geral do custo do empreendimento, tomando em conta os encargos mais significativos com a sua realização, bem como as despesas com os estudos e projectos, e com a administração;
f) Estimativa de custo da manutenção e conservação da obra na solução ou soluções propostas;
g) Descrição e justificação das exigências de comportamento, funcionamento, exploração e conservação da obra;
h) informação sobre a necessidade de obtenção de elementos topográficos, geológicos, hidrológicos ou de qualquer outra natureza que interessem ao estudo do problema, bem como sobre a realização de modelos, ensaios, maquetas, trabalhos de investigação e quaisquer outras actividades ou formalidades que podem ser exigidas, quer para a elaboração do projecto, quer para a execução da obra.

15%
3

Estudo Prévio

1. O estudo prévio será constituído por peças escritas e desenhadas e por outros elementos informativos, de modo a possibilitar ao dono da obra a fácil apreciação das soluções propostas pelo autor do projecto e o seu confronto com as exigências do programa base.

2. No caso de o contrato não especificar outras condições, entende-se que o estudo prévio a apresentar à aprovação do dono da obra conterá:

a) Memória descritiva e justificativa, incluindo capítulos respeitantes a cada um dos pertinentes objectivos do estudo prévio;
b) Elementos gráficos elucidativos de cada uma das soluções propostas, sob a forma de plantas, alçados, cortes, perfis e outros desenhos, em escala apropriada;
c) Dimensionamento aproximado e características principais dos elementos fundamentais da obra;
d) Definição geral dos processos de construção e da natureza dos materiais mais significativos e dos equipamentos;
e) Estimativa do custo da obra;
f) Justificação discriminada das eventuais diferenças entre esta estimativa e a constante do programa base;
g) Proposta de revisão do programa base de acordo com as alterações eventualmente acordadas entre o dono da obra e o autor do projecto.

25%
4

Projeto Base

1. O anteprojeto ou projecto base será constituído por peças escritas, peças desenhadas e outros elementos que permitam a conveniente definição e dimensionamento da obra e ainda o indispensável esclarecimento do modo da sua execução.

2. No caso de o contrato não especificar as condições de apresentação do projecto base, o autor do projecto deverá apresentar à aprovação do dono da obra:

a) Peças desenhadas, a escalas convenientes, e outros elementos gráficos que explicitem a planimetria e a altimetria das diferentes partes componentes da obra o fixem, com rigor, o seu dimensionamento;
b) Peças escritas que descrevam e justifiquem as soluções adoptadas, incluindo capítulos especialmente destinados a cada um dos objectivos especificados para o projeto base;
c) Descrição dos sistemas e dos processos de construção previstos para a execução da obra e das características técnicas e funcionais dos materiais, elementos de construção e equipamento;
d) Avaliação das quantidades de trabalho a realizar e respectivos mapas;
e) Orçamento preliminar da obra;
f) Programa de trabalhos, indicando as operações consideradas vinculantes no plano a apresentar pelo empreiteiro.

30%
5

Projeto de Execução

1. O projeto de execução, ou simplesmente projecto, será apresentado por forma a constituir um conjunto coordenado das informações escritas e desenhadas de fácil e inequívoca interpretação por parte das entidades intervenientes na execução da obra.

2. Se outras condições não estiverem fixadas no contrato, o projecto de execução incluirá as seguintes peças:

a) Memória descritiva e justificativa, evidenciando os aspectos seguintes: definição e descrição geral da obra, nomeadamente no que se refere ao fim a que se destina, à sua localização, interligações com outras obras, etc.; análise da forma como se deu satisfação às exigências do programa base; indicação da natureza e condições do terreno; justificação da implantação da obra e da sua integração nos condicionamentos locais existentes ou planeados; descrição das soluções adoptadas com vista à satisfação das disposições legais e regulamentares em vigor; indicação das características dos materiais, dos elementos de construção, das instalações e do equipamento; justificação técnico-económica, com referência especial aos planos gerais em que a obra se insere;
b) Cálculos relativos às diferentes partes da obra, apresentados de modo a definirem, pelo menos, os elementos referidos para cada tipo de obra, e a eventualmente justificarem as soluções adoptadas;
c) Medições, dando a indicação da quantidade e qualidade dos trabalhos necessários para a execução da obra, devendo ser adoptadas as normas portuguesas em vigor ou as especificações do LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil;
d) Orçamento, baseado nas quantidades e qualidades de trabalho das medições;
e) Peças desenhadas de acordo com o estabelecido para cada tipo de obra no capítulo II e devendo conter as indicações numéricas indispensáveis e a representação de todos os pormenores necessários à perfeita compreensão, implantação e execução da obra;
f) Condições técnicas, gerais e especiais, do caderno de encargos.

10%

QUERO CONSTRUIR MAS TAMBÉM QUERO SALTAR ALGUNS PASSOS. POSSO FAZÊ-LO?

Se o dono da obra pretender prescindir da apresentação de qualquer fase intermédia do projecto, a prestação correspondente à fase dispensada não deixará de ser considerada, fazendo-se o respectivo pagamento conjuntamente com a da fase seguinte, por obrigação legal e de cumprimento da actividade profissional da equipa da OCTOplanning.

VOU COMPRAR UMA OCTOBUILDING. AINDA TENHO DE PAGAR O PROJECTO À PARTE?

Não. Quando opta por uma OCTObuilding, o valor do projecto desenvolvido pela OCTOplanning já está incluído no preço, pelo que este será gratuito.

DEPOIS DO PROJECTO... QUEM IRÁ ACOMPANHAR A OBRA?

Para estudos e projectos desenvolvidos pela OCTOplanning, que sejam implementados pelo cliente no espaço de 1 (um) ano, adoptando qualquer solução construtiva OCTObuilding, será prestada Assistência Técnica e Coordenação de Projecto sem quaisquer encargos adicionais.

TENHO "ALGUÉM" QUE VAI CONSTRUIR O MEU ESPAÇO... A OCTOPLANNING PODE AJUDAR?

Caso o cliente opte por outra solução, técnica ou modalidade de construção, e pretenda que a OCTOplanning preste Assistência Técnica e Coordenação de Projecto, serão construídos os Honorários com base no valor comprovado da obra, e os pagamentos repartidos por períodos mensais, com base em Autos de Medição, caso outra forma não seja estipulada no contrato.